sábado, 19 de junho de 2010

Indagações Sobre A Criação - Parte I


Enquanto estava eu aqui refletindo sobre a condição humana da minha pessoa, me veio a seguinte questão acerca da Teoria Criacionista. Partindo do ponto fundamental de que Deus criou o mundo em sete dias, resolvi então abrir uma velha Bíblia a qual fui presenteado pela minha avó, e lendo as primeiras linhas do Gênesis, encontro a seguinte citação: “No principio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém era informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas. E Deus disse: Exista a luz. E a luz existiu. E Deus viu que a luz era boa; e separou a luz das trevas. E chamou à luz dia, e às trevas noite. E fez-se tarde e manha: primeiro dia.”* Baseando-me nisso, surge então meu primeiro pensamento: Deus não criou o mundo em apenas sete dias como é dito, já que o dia só foi dividido após a criação de céu e terra e a divisão de luz e trevas para então denominarem-se dias e noites, logo, Deus começou a trabalhar a noite, levando então em consideração esse tempo, Deus na verdade leva sete dias e meio para terminar a criação.

*Gênesis Cap. 1 – 1; 5

Contudo, não podendo apenas me apegar ao conceito sistemático de Tempo que temos hoje, pensei então, e ai surge meu segundo pensamento: que se Deus é definido como algo/ser onipotente, por que não ter em um estalar de dedos construído tudo ao invés de ter levado sete dias e meio para tal feito!? E ainda assim no sétimo dia ter descansando! “E Deus acabou no sétimo dia a obra que tinha feito; e descansou no sétimo dia de toda obra que tinha feito.”* Sendo assim, me restam duas indagações clássicas sobre a onipotência divina: Se Deus descansou no sétimo dia, implica dizer que seu poder diminuiu, conseqüentemente entende-se que pode acabar? E pré criação, Deus fazia o que?

*Gênesis Cap. 2 – 2; 3

Realmente preciso pensar ainda sobre esse assunto, contudo, deixo apenas em aberto esse pensamento enquanto a madrugada corre na única determinação temporal que me basta: O Relógio.

_____


*Clichê ter usado "A Criação De Adão" de Michelangelo para ilustrar essa postagem, contudo, gastei minhas cargas de pensamento para ter idéia melhor.



3 comentários:

  1. Olha eu aqui denovo... hehehehehe

    Cara, coincidentemente eu estava nestes últimos meses meditando exatamente em torno destes fragmentos do gênesis.

    Não acredito na literalidade dos relatos da criação. Quando entrei na filosofia, uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi a esposição do velho dália sobre mito. Segundo ele mito não necessariamente é uma mentira, mas uma representação metafórica de uma verdade.

    Então o que o autor de genesis quis passar? Acredito que dentre muitos princípios, a máxima de toda essa narrativa está no início do versículo 1: "No princípio Deus criou". O que para um leitor antigo já seria o bastante... Se fosse hoje o autor certamente teria que explicar todos os processos biológicos e etc... Ou seja, seria quase inviável escrever um livro literário... rsrsrsrsrs

    Até o fato de na narrativa deus descansar no sétimo dia vejo como pura didática para mostrar ao homem que, se até deus trabalhou e descansou, quanto mais o homem comum...

    Enfim cara... Não pretendo advogar nada a esse respeito, só compartilhar contigo alguns raos devaneios meus, que por coincidência, também acontecem na madrugada... essa velha companheira...

    abraço cara!

    ResponderExcluir
  2. Venho jocosamente dar uma modesta contribuição aos pensadores insônes:

    O que Deus fazia antes da criação?

    Nada. Ou "nadava". Se se remeter a sua própria citação verá que “no principio Deus criou o céu e a terra".Mas e o mar? Consta no livro que "o Espírito de Deus movia-se sobre as águas" que ninguém disse que Ele criou. Deus não teria criado o mar? Considerando tal premissa como verdadeira e lembrando que a água é elemento essencial à vida, logo fica a pergunta: em que medida Deus seria o criador onipotente de toda a Vida, se um elemento anterior ao seu Universo torna sua obra-prima, a Vida, possível?

    p.s. Para os criacionistas de plantao não interpretem mal meu comentário. Sou apenas um cético, o que quer dizer que não aceito de uma vez por todas "a Criação" e me perguntando acerca de como ela foi possível; se houve um Criador. Às vezes sério, às vezes divertido e assim eu sigo.

    Abraço Gael, espero que tenha sido de alguma valia esse comentário.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ter a contribuição de dois grandes amigos, quanto mais dois grande amigos pensadores e sábios de mão cheia, de todo é ótimo ter a ajuda e a contribuição de vocês em relação as questões que nos cercam.

    Abraço enorme.

    ResponderExcluir